domingo, 2 de maio de 2010

Jornal em Sala de Aula

Olá!
Neste ano, pensei em trabalhar jornal em sala de aula em vez de adotar o livro didático. É uma verdadeira locuura devassar os jornais em busca de notícias que estimulem a atenção dos alunos; contudo, tem sido uma experiência gratificante.

Primeiramente, estou trabalhando jornais populares. Penso em estimular a leitura de alunos que nunca tiveram muita vontade de ler - e naõ tenho muito tempo para isso, pois trabalho com alunos do oitavo ano de escolaridade (antiga sétima série).
A última reportagem que trabalhei trouxe uma ótima experiência: a saída do armário do cantor Ricky Martin. Além de mostrar diferenças de abordagens, procuro trabalhar também as diferenças linguísticas.
O mais legal foi o debate sobre a palavra OPÇÃO. Procurei catalogar algumas características humanas, como sexo biológico, peso, altura, cor dos olhos, religião e orientação sexual relaci0nados com o conceito de OPÇÃO pesquisado em dicionário. O debate em grupo foi feito inspirado numa dinâmica o filme "Escritores da Liberdade", em que todos ficam em pé e movem-se de um lado para outro dependendo da opinião. Foi meio complciado no início, mas os alunos entenderam e participaram bem.
O mais difícil foi eles perceberem que a orientação sexual não é uma opção - apesar de o termo "opção sexual" ser corrente, é equivocado.

Trazer assuntos polêmicos como esses é um pouco difícil, mas é necessário para levarmos nossos alunos a encarar nossa sociedade e transformá-la numa sociedade cada vez melhor.

A seguir, as reportagens utilizadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário