sábado, 15 de maio de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um instrumento criado pelo governo federal, conjuntamente com a Fundação Itaú Social, para estimular os alunos a se interessar pela disciplina, uma das mais odiadas entre os estudantes.

O foco básico dessa Olimpíada é nas sequências didáticas envolvendo leitura, interpretação, estruturas de texto e redação. Todo o material foi pedagogicamente bem pensado, levando-se em conta a progressão da dificuldade da matéria. Além disso, há a preocupação no sentido de levar o aluno a pensar no tipo de texto que ele deverá redigir ao final das oficinas.

Contudo, não podemos deixar de lado algumas situações críticas – é a terceira da qual participo. A primeira é a escolha do gênero textual. Poesia para 5º e 6º anos de escolaridade, Memórias para 7º e 8º anos são textos extremamente densos e fora de contexto para os alunos com que lido. Por mais que façamos esforço, os alunos não costumam se interessar muito pela leitura – e olha que já tentei até com teatro. Tenho feito o possível para seguir as diretrizes das sequências didáticas; contudo, realmente é um pouco complicado quando os alunos não colaboram.

Os textos costumam ser muito bem escolhidos como exemplo do tema que se quer trabalhar; todavia, os alunos não se interessam muito por esse tipo de leitura. A solução tem sido colocar os alunos em dupla e trabalhar com eles da melhor maneira possível. Aliás, aí está a questão: os textos vêm disponibilizados no site ou no CD-ROM para imprimir e copiar; eu tenho fotocopiadora numa escola e impressora laser em casa, mas fico pensando nos professores que não têm material como esse muito menos sabe trabalhar com informática. Nada que uma atualização resolva, mas esse tipo de trabalho requer tempo, dedicação, análise.

Por fim, o que mais me deixou um pouco incomodado – porém, vou levar o trabalho da forma mais profissional possível – foi a interrupção do meu planejamento anual. Nada que não pudesse ser contornado; porém, eu estava trabalhando com jornal e esperava, nesse segundo bimestre, culminar com alguns objetivos. Com minha experiência com a Olimpíada, os alunos levarão mais tempo do que o esperado para concluir as tarefas – quiçá levarão o bimestre inteiro para concluir as mais de 15 oficinas. E me restarão o terceiro e o quarto bimestres para recuperar o tempo investido em outro projeto, que não é o meu.

Toda ação pedagógica que auxilie a aprendizagem dos alunos deve ser levada em conta, analisada e aplicada na medida do possível; contudo, nem sempre estamos exatamente preparados para lidar com elas – especialmente quando não tivemos escolha. Enfim, esse misto de análise, desabafo e protesto é uma reflexão que me alimenta a continuar trabalhando como professor na esperança de conseguir alcançar meus objetivos com meus alunos: torná-los cidadão conscientes de seus direitos e deveres, respeitosos e com uma consciência linguística de acordo com o ano de escolaridade em que estão.

Quem quiser adquirir maiores informações sobre esse projeto basta clicar em http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/

Se você quiser ter acesso direto ao material, clique em http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&task=view&id=18008. Mesmo que você não concorde com as sequências didáticas ou outras características, garanto que vale a pena dar uma olhada e, se possível, utilizar esse material para enriquecer nossas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário