segunda-feira, 3 de maio de 2010

Vida de diretor: Problemas de última hora

Alguns dias são muito loucos. Outros, contudo, superam todas as expectativas.

Trabalho numa escola que funciona de 7h30min às 22h, com turmas que começam com a Educação Infantil e terminam no 9o ano de escolaridade. E é justamente do 6o ao 9o anos que a disciplina é mais difícil.

No dia de hoje, enfrentamos diversos problemas, como falta de professor, falta de funcionário e confusões entre alunos. Uma vez ou outra é normal, mas tudo junto é uma loucura. Tudo acabou bem, mas, deixou-me acabado... heheheheh

De qualquer forma, o que mais me impressionou foi a resistência dos adolescentes a uma atitude absolutamente banal: entrar na fila para subir para a sala. Tive que bater pé firme e ir de turma em turma para que tudo acontecesse conforme eu gostaria. Tive que ser bastante incisivo.

Não gosto muito de tomar atitudes como essa, apesar de ser algo essencial. Afinal, os alunos vão passar por situações em que a obediência às regras será imprescindível, e nada mais natural do que começar pela escola a trabalhar essa questão. Logo, pensando nisso, antes do final das aulas, passei em todas as salas para conversar com eles sobre o fato. Infelizmente, precisei "pegar pesado", pois todos os professores e dirigentes são funcionários públicos: alertei que não precisaríamos nos estressar tanto, pois nosso dinheiro estaria garantido, mesmo que não trabalhássemos adequadamente. Foi uma forma de alertá-los para o seguinte fato: quando o aluno comete algum ato de indisciplina, o prejudicado é ele mesmo. Quando o professor perde tempo para trabalhar algo em sala de aula por causa da indisciplina dos alunos, o prejudicado é o próprio aluno.

Não é fácil lidar com vários professores e com várias abordagens de ensino/aprendizagem; contudo, o aluno precisará lidar com essas diferenças. Todos nós temos de conviver com a diversidade, e isso perpassa pela realidade da escola.

Abraços virtuais e muita paz!

Um comentário:

  1. Bom dia, Felipe!
    Gostei do blog e das ideias nele compartilhadas. É muito bom saber que há pessoas out there tão preocupadas com a Educação como você! You're not alone!! Keep up the good job!
    Bruno Cesar
    CEDAL
    E.M. Roberto Weguelin de Abreu

    ResponderExcluir